A verdadeira essência do Salmo 23

A VERDADEIRA ESSÊNCIA DO SALMO 23 O Salmo 23 é, certamente, o preferido de toda a Cristandade, porque aclamado como o mais belo de todos os Salmos. Incontáveis são as residências, os estabelecimentos comerciais, os hospitais, as escolas, os veículos e até mesmo os jazigos, que ostentam ao menos um Versículo deste Salmo. O autor desta preciosidade é Davi, o mais célebre rei de Israel, que antes de se tornar rei era um desvelado e destemido pastor de ovelhas. Quem ler o texto do Primeiro Livro de Samuel 17:34-36, convencer-se-á de que o salmista e rei Davi era mesmo digno de possuir o título de Pastor, tanto natural quanto espiritualmente, na verdadeira acepção da palavra, o que o coloca, portanto, em total oposição aos pastores descritos em Jeremias 23:1-4, que inclui, também, os hodiernos. Sobre ele, Deus diz: “Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração.” (1Sm.13:14; At.13:22) A beleza e a magnitude do Salmo 23 são mesmo de encher os olhos e a alma; porém, a má interpretação por parte de algumas pessoas tem, lamentavelmente, causado o desvio da verdadeira essência deste O Salmo 23 (ou, pela numeração da Septuaginta, o Salmo 22) é atribuído ao Rei David, conforme a tradição judaica, David teria escrito este Salmo quando estava cercado num oásis, à noite, por tropas de um rei inimigo, daí o Salmo inserir tamanha confiança na Providência Divina contra os inimigos. Na tradição católica, o Salmo é rezado para afastar perigos e perseguições, sendo uma das orações mais poderosas. Alguns especialistas judaicos afirmam que há elementos cabalísticos em sua recitação em hebraico. É considerado o mais conhecido Salmo bíblico[1][2]. Uma das possíveis traduções para o português é:[3] David era o irmão mais novo, entre os numerosos filhos de Jessé. O pai escolheu-o para pastor. David, conforme relato bíblico,(Livro de Samuel) quando possuído pelo Espírito Santo, matava as feras para defender as ovelhas do seu rebanho. Daí a forte referência pastoril em "O Senhor é meu Pastor". Existem várias referências ao pastor e às ovelhas na Bíblia. Interessante pensar nas condições e locais da época assim como as ferramentas do pastor: • águas de descanso - pequenas lagoas onde as ovelhas bebem água. • vara - usada para enfrentar e afugentar animais selvagens. • cajado – usado para puxar as pernas das ovelhas quando se prendem ou içá-las quando caem. • óleo – azeite usado para tratar os ferimentos das ovelhas.

sábado, 17 de julho de 2010

O Patriarca do G-12

O Patriarca do G-12




Tenho um profundo respeito por diversos pastores e crentes do movimento celular no modelo dos 12 (o G-12, como ficou popularmente conhecido no Brasil). Não sou adepto deste movimento, nunca fui ao “Encontro”, não sigo este método de trabalho, minha igreja não adota este modelo. Mas, respeito o trabalho destes irmãos em Cristo, embora discorde de alguns pontos. Como em qualquer movimento evangélico, há erros e acertos, exageros e equilíbrio, gente séria e manipuladores. No G-12 não é diferente. Há pessoas sérias a quem respeito e por isso não vou comentar as minhas opiniões divergentes.
Esta semana fiquei surpreso ao receber por e-mail a notícia de que o Apóstolo Renê Terra Nova agora é Patriarca, título semelhante ao de Abraão. Foi reconhecido por sua igreja e houve um ato profético do manto sacerdotal, em cor púrpura, sobre a vida do casal de apóstolos. Leia a notícia no portal www.creio.com.br
Onde é que nós vamos chegar com isso hein? Até que ponto esta banalização de títulos é saudável para a Igreja Brasileira? Seria fruto de um resgate de todos os dons ministeriais registrados na Bíblia (como apregoam alguns) ou apenas conseqüência da vaidade dos líderes evangélicos? Será que ninguém mais se orgulha de ser chamado de Pastor? Estamos vendo um festival de apóstolos, bispo primaz e agora, Patriarca (existe este dom ministerial na Bíblia???). Fala sério, meus irmãos. Precisamos resgatar a simplicidade do evangelho, o desejo de ser apenas Servos de Deus.

Um comentário:

  1. A vaidade humana, em busca de títulos tem desviado muitos "pregadores" do Caminho, da Verdade e da Vida, que é o Senhor JESUS.
    Isto é muito perigoso, pelo simples fato que o Arrebatamento está às portas e que Jesus virá buscar a sua Igreja(membros do Corpo de Cristo) e não os títulos de "patriarca,apóstolos,bispos..."
    Precisamos buscar o Fruto do Espírito.

    Seria um honra receber sua visita e comentário.

    hhtp://frutodoespirito9.blogspot.com/

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    **Shalom***

    ResponderExcluir